A minha Lista de blogues

Com tecnologia do Blogger.

Seguidores

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

"MUITO MAIS" Campo da Vinha

A cidade de Braga é considerada umas das maiores do país e reconhecida como uma urbe repleta de história. A história é o seu passado, a sua tradição. As cidades devem-se renovar com o andar do tempo, tendo em vista o melhoramento e evolução. Mas nunca se deve colocar em causa o conceito que cada local representa da sua história.

A Praça Conde Agrolongo, tradicionalmente conhecida por Campo da Vinha, tem evoluído de forma muito negativa, acabando com o seu aspecto tradicional.

Os interesses sobrepuseram-se ao património e à cultura da cidade. Colocou-se nesse local um parque de estacionamento subterrâneo. Eliminou-se grande parte das árvores que lá existiam, acrescentaram-se lojas e levantou-se um mamarracho em pleno centro de uma das maiores praças do país. Somou-se assim a mais umas quantas “minas” existentes nesta cidade.

Essa Praça, que até fica situada frente ao edifício da Câmara Municipal, merecia "MUITO MAIS", de facto, e não ser um dos colossais erros da governação Mesquitista ao longo de mais de trinta anos. Como este, muitos outros erros foram cometidos na nossa cidade.
No verão passado, tive oportunidade de voltar à minha terra natal, à Vila do Chesnay, situada a cerca de 20 quilómetros de Paris. Lá recordei velhos tempos de infância em que brincava no jardim e na água do Jardim que fica situado junto à Câmara. É um local por excelência onde as famílias vão com os seus filhos passar uma tarde, zona sossegada e agradável onde as crianças se divertem no verão. Nessa vila, a qualidade de vida dos seus habitantes sobrepõe-se aos interesses económicos e do poder local. O bem-estar, o lazer, a cultura e defesa do património prevalecem face a tudo o resto.
Sonho com uma Braga que se divorcie, de vez, dos interesses políticos, dos tachos e dos interesses económicos, e não com uma Braga que se divorcie da sua história, da sua cultura e do seu património.

Desejo "MUITO MAIS" e MELHOR para Braga

0 comentários: