A minha Lista de blogues

Com tecnologia do Blogger.

Seguidores

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Sub-18





A JSD lançou, há uns meses, um programa inovador intitulado "Sub-18". Com ele pretende-se combater na raiz o problema do frequente desencontro entre os mais jovens e a política. Perante um conjunto de cenários e a intermediação de quadros da jota e do partido, muitas vezes deputados da AR, os alunos são desafiados a responder a escolhas contraditórias de forma clara. Incute-se o gosto pela discussão, promove-se a arte da retórica e sublinha-se a importância da política.

Como é sabido, muitos são os que conhecem o mundo político de supetão, abalroados pela ânsia do primeiro voto, na aurora dos 18 anos. Na maioria das vezes não estamos (nem somos) preparados para a importância daquele momento decisivo que passamos na cabine de voto.

Quantos de nós não se acham meio perdidos no "dia d" da primeira votação? Falta, por isso, um caminho curricular que desperte o gosto, interesse, ou o mero alerta pela vida cívica.

É, por isso, com muito agrado que vejo as escolas secundárias do concelho, pela voz dos seus presidentes, empenhadas em colaborar neste esforço que cabe a todos nós.

Mas é também por isso que vejo com alguma tristeza a desconsideração a que votam o contributo da JSD. A CPS de Braga da JSD tomou recentemente a iniciativa de endereçar às escolas secundárias públicas da cidade o convite para que recebessem o programa "Sub-18". Infelizmente, passados já dois meses, só obtivemos uma resposta, também ela manifestamente desenquadrada do objectivo e concepção do dito programa.

As escolas não se podem esconder numa espécie de "jacobinismo apolítico", quando o que se lhes pede é que sejam apartidárias e justas para com todos. Com o medo de que lhes apontem o dedo por deixarem entrar o PSD/JSD na escola, descartam o contributo de forma inopinada.

Também aqui se pede coragem e uma nova forma de encarar a vida pública, se se afastam os mundos tão precocemente, muito mais tempo levará a reuni-los no futuro.

0 comentários: