About Me
A minha Lista de blogues
Seguidores
Sub-18 no Sá de Miranda
Decorreu na passada segunda-feira, na Escola Secundária Sá de Miranda, o workshop sobre política “Sub-18”.
O “Sub-18” é um programa de formação política da JSD destinado a combater o distanciamento entre os jovens e a política. De uma forma descomprometida, os jovens são postos à prova perante escolhas contraditórias, onde a importância de uma decisão em favor da comunidade é sublinhada.
No seguimento da sua Área de Projecto, os alunos Flávia Botelho, Ana Rita Silva, Vera Costa e Fábio Silva, todos do 12.º/7 e sob orientação da Prof. Digna Pinheiro realizam, até ao dia 1 de Abril, a “Semana da Política”, tendo convidado a JSD a nela participar através da realização do workshop “Sub-18”.
No dia da Juventude, a JSD levou, assim, à escola, um conjunto de casos práticos que incentivaram a participação e despertaram a veia cívica das dezenas de alunos que estiveram presentes.
O agitar de consciências que se pretendia foi claramente conseguido. Os alunos organizadores não têm dúvidas em afirmar que “o workshop foi um sucesso, causou grande impacto nas consciências dos alunos participantes. Gostaram especialmente da atitude descontraída e do método expositivo acessível aos alunos. Os exemplos analisados foram muito esclarecedores.”
O presidente da Comissão Política Nacional, Duarte Marques, fez questão de estar na iniciativa, dirigindo os trabalhos e interagindo de forma informal e descontraída com a plateia. Sendo este um projecto especialmente acarinhado pelo líder da JSD, o patrocínio pessoal do arranque do Sub-18 no distrito, “numa das cidades mais jovens da Europa”, é o testemunho do comprometimento da estrutura para com a formação política.
Com a realização da Capital Europeia da Juventude já em 2012, Duarte Marques sublinhou ainda que “o “empoderamento” dos mais jovens, um dos grandes objectivos da CEJ, só se atinge assim mesmo, pelo exemplo. Estamos aqui a demonstrar o nosso compromisso com o sucesso da iniciativa e a agir já hoje para que, em 2012, Portugal se possa orgulhar de mais uma grande organização”, referiu.
O líder da JSD aproveitou também para saudar a actuação da estrutura concelhia, reconhecendo “que foi através da JSD Braga que este importante evento internacional veio para a capital do distrito”.
Por parte da concelhia bracarense marcaram presença João Marques (presidente) e (o Vice) João Correia, que garantiram que este é um projecto para continuar, estando já agendadas novas sessões em várias escolas do concelho.
0 comentários: